Orientações Técnicas

 

I. PREPARAÇÃO DO LOCAL

1. Verificar a resistência da base (contrapiso e/ou reboco), ausência de partes ocas, fissuras e/ou rachaduras.


II. APLICAÇÃO

1. Recipiente. Misturar a argamassa em recipiente plástico e limpo.

2. Descanso. Deixara mistura descansar por 10 minutos antes da aplicação.

3. Passo a passo. Primeiro, aplicar a argamassa no verso das placas (área telada), preenchendo os espaços vazios

e retirando o excesso. Segundo, aplicar a argamassa na parede com o lado liso da desempenadeira. Terceiro, frisar em seguida a argamassa da parede com o lado denteado (6mm), observando que os cordões se formem no sentido horizontal da parede. Cuidar para não aplicar em excesso.

4. Delicadeza. Assentar as placas das pastilhas de pedra com uma chapa de madeira e um martelo de borracha. Bater suavemente sobre as mesmas para obter melhor resultado no assentamento e planicidade.

5. Limpeza de superfície. Pastilhas de pedra com junta seca demandam a limpeza da superfície após o assentamento. Pastilhas de pedra em estilo veneziano demandam a limpeza da superfície assim que houver aderência positiva (ou em torno de 30 minutos após o assentamento), antes do rejuntamento.

6. Rejuntamento. Fazer o rejuntamento nas cores apropriadas, após 72 horas do assentamento, aproximadamente. Utilizar rejuntes com composição de grãos finos para efeito suave e homogêneo. Usar sempre espátula de borracha para perfeito rejuntamento, prevenindo dano às peças.

7. Limpeza de rejunte. Após a aplicação do rejunte, limpar as peças quando o material perder sua plasticidade, porém, ainda não endurecido.
Em seguida, retirar o excesso de rejunte com esponja úmida. Passar pano limpo e seco para completar a limpeza.

Observação: Utilizar somente argamassa colante especial para pedras, de preferência em cores claras para pedras claras e porosas, evitando manchas.

Utilizar cortadores manuais ou serra com disco diamantado.


III. LIMPEZA E MANUTENÇÃO

1. A limpeza deve ser realizada conforme cura inicial de cada rejuntamento.

2. A limpeza de rejuntamento epóxi deverá obedecer as orientações constantes em sua embalagem.

3. A primeira limpeza dever ser feita cuidadosamente, pois ainda pode haver material abrasivo sobre o revestimento, entre outros, cimento e areia.

4. Utilizar detergente neutro para a limpeza.

5. Enxaguar com água limpa e secar o revestimento com pano seco e limpo.

6. Não utilizar escovas com cerdas de aço ou qualquer outro metal, tais como, esponjas de aço. Esses produtos podem riscar, danificar ou retirar o brilho.

7. Não utilizar produtos que contenham ácido fluorídrico ou muriático em sua fórmula. Não utilizar produtos para retirar ferrugem de tecidos ou limpadores que deem brilho em metais. Podem provocar danos irreversíveis às peças.